terça-feira, 27 de abril de 2010

A merda da expectativa.

É impressionante o poder que a expectativa tem sobre certas coisas, principalmente sobre o cinema.
Essa semana vi Alice do Tim Burton, e assim como todo mundo, achei o filme mediano, e não fantástico como ele prometia ser, ou melhor como outros prometiam que ele seria.
É um fato que o Burton não faz algo com uma grande sacada no argumento desde Nightmare Before Christmas, e desde que ele criou seu estilo, vem vivendo dele e somente dele nos seus filmes. Claro que esse estilo merece a fama que tem e é um instrumento visual muito eficaz e se encaixa perfeitamente com as atuações do Deep.
Mas nenhuma carreira é feita somente de um ponto positivo, e não é diferente com Burton, ele chegou em um momento na sua carreira que ou acontece uma reinvenção, ou ele virará mas um diretor mediano, que disperdiçou e disperdiça seu potêncial em filmes feitos somente por dinheiro que vendem a estética dele como se fosse o suficiente para sustenta-lo.
Mas voltando a Alice, é triste que o filme se resuma somente a estética já que há um grande potêncial envolvido em vários sentidos na história, como os personagens que são todos caracteristicos e interessantes mas que sofrem por conta do roteiro, e que não estraem grandes atuações de seus atores, é reconhecivel que Jonnhy Deep se esforça para tornar seu personagem o mais interessante pussivel, e até consegue, na medida em que a história permita, Helena Bonham Carter com sua rainha mandona e infantil também ganha destaque na longa , e Anne Hathaway com seus forçados gestos elegantes que teve a beleza diperdiçada embaixo da fortissima maquiagem.
Em resumo o filme é um grande potêncial que foi em parte disperdiçado e um pussivel marco de começo de decadencia de Burton.

3 comentários:

  1. Cara, pra mim Burton já estava na decadência. Esse filme é só um reflexo disso.
    Aliás começo a pensar se os grandes feitos do diretor foram mesmo talento ou apenas golpes de sorte.

    ResponderExcluir
  2. Então cara, pra mim foi realmente o reflexo da decadência do Burton, mas mais do que isso foi a concretização dessa decadência.

    ResponderExcluir
  3. Entendo o que quer dizer, se antes havia uma esperança dele retornar com um puta filme, essa foi massacrada.

    ResponderExcluir